top of page

Que explicação pode haver para a Hipnose?

Atualizado: 16 de jun. de 2023

Algumas das teorias mais conhecidas são:

Teorias do estado Alfa e Teta

Dos quatro estados da atividade elétrica cerebral, Beta, Alfa, Teta e Delta reconhecidos pelo Eletroencefalograma ou EEG, Alfa e Teta são os que mais se associam à hipnose.

O estado Alfa é comum associar-se ao relaxamento e o sonhar acordado e em hipnose associado às alterações de comportamento e os sentimentos.

O estado Teta requer-se para uma mudança terapêutica. O estado Teta está associado com a hipnose das memórias e emoções.


Caracterização das frequências onde podem ocorrer os estados hipnóticos:

Estado Gama – nível de consciência que pode expressar um estado patológico de máxima tensão, excitação stress e ansiedade.

Estado Beta – nível de consciência comum ao estado de vigília. Grande parte deste nível está envolvido com o funcionamento físico do organismo e só uma pequena percentagem estará disponível para os processos conscientes do pensamento.

Estado Alfa – nível do subconsciente que envolve uma maior concentração.

Estado Theta– nível do inconsciente que acontece no sono leve e potência a capacidade memorística, a aparição de imagens hipnagógicas, a rememorização de acontecimentos passados, a genialidade e a atividade criativa.

Estado Delta – nível do inconsciente que acontece no sono profundo.


Não perca mais tempo e resolva definitivamente o seu problema; passe a ter mais saúde e a ser mais feliz!


Marque já a sua consulta de avaliação grátis:

Para Matilde Vaz Freire - +351 917224963

Para António Santos - +351 924008685

ou agende online ou presencial nos links a seguir.




Estado modificado de consciência – é um estado elevado de focalização e intensificação da atenção, caracterizado por uma alta atividade psíquica, onde diferentes pensamentos podem ser articulados a partir da realidade do momento.

Indução – palavra proveniente do campo do magnetismo e da hipnose, sugere que se guie uma pessoa a entrar num estado modificado de consciência.

Joe Griffin define a hipnose como meio artificial de aceder ao estado REM. Todos os fenómenos hipnóticos incluindo a amnésia, ilusões corporais, respostas ideomotoras, catalepsia, analgesia, anestesia e regressão são propriedades do estado REM, os quais identificou como o estado de programação natural do cérebro.


Harry Cannon define a hipnose como um mecanismo fisiológico pelo qual uma sugestão entra e é aceite pelo subconsciente. Para que isto ocorra são necessárias três coisas:

• Um foco de atenção;

• A própria sugestão;

• Que não haja crítica sobre a sugestão pelo intelecto consciente.

Quando se cumprem estes requisitos, a sugestão fixa-se no subconsciente e exterioriza-se em função motriz. Isto simplesmente quer dizer que a sugestão foi sobreposta à mente.


Qual a função e a importância de cada uma destas “zonas”?

1. A mente consciente: é responsável pela memória recente (memória de trabalho/curto prazo), por racionalizar, é a mente racional, analítica e crítica, também é responsável pela força de vontade;

2. A mente subconsciente: é lúdica, simbólica metafórica, é a mente responsável pela memória de longo prazo (memória antiga e permanente), a partir do momento conceção (vida intrauterina) quando da formação do sistema nervoso a pessoa já tem memória, no subconsciente e já pode resgatar, tudo o que a pessoa viveu, está na mente subconsciente, é por isso que em estado ampliado de consciência a regressão é muito mais fácil ocorrer.

O que é uma regressão? É o regresso, por isso regressão, voltar a uma memória de algo que a pessoa viveu, desde o útero da mãe.

A mente subconsciente também é responsável pela memória emotiva, pelos hábitos adquiridos e pelo senso de proteção contra ameaças reais ou imaginárias.

3. A mente inconsciente: é a mente responsável pelas funções automáticas do corpo reguladas pelo sistema nervoso autónomo, batimento cardíaco, respiração, metabolismo… sistema de defesa do corpo imunológico. A mente inconsciente não é trabalhada na hipnoterapia.

Nota: Fator crítico ou senso crítico: é a barreira entre a mente consciente e a mente subconsciente. Através da hipnose (estado ampliado de consciência) é possível rebaixar o fator (senso) crítico consciente, sempre que existe o rebaixamento do fator crítico as sugestões são aceites.


Não perca mais tempo e resolva definitivamente o seu problema; passe a ter mais saúde e a ser mais feliz!


Marque já a sua consulta de avaliação grátis:

Para Matilde Vaz Freire - +351 917224963

Para António Santos - +351 924008685

ou agende online ou presencial nos links a seguir.







Comments


bottom of page